Sobre

 

O Espaço Integra surgiu numa conversa informal, em outubro de 2012, num cafezinho entre as psicólogas Caroline Vieira e Ana Rachel Sales. As duas tinham o mesmo desejo: construir um espaço que promovesse a qualidade de vida por meio do desenvolvendo do potencial humano. Inicialmente, elas acreditavam saber exatamente o que seria o Espaço Integra, mas vem descobrindo ao longo do tempo que essa identidade se faz, desfaz e refaz na construção diária. Ela se constrói com o tempo. A identidade do Espaço Integra vem se tornando, a cada dia, mais definida, mas nem por isso imutável. Uma coisa não mudou: seus valores! E são eles que agregam pessoas tão maravilhosas na Equipe do Espaço Integra. Em 2016, a direção do Espaço Integra teve o prazer de contar com mais uma sócia-diretora, a psicóloga, Camilla Alves.

Em 14 de fevereiro de 2017 iniciaram-se o lançamento de núcleos no Ciclo de INcontros sobre “Birra Infantil”. Foi lançado o INLaços (núcleo de estudos e intervenções terapêuticas sobre infância, adolescência e parentalidade), sob coordenação de Camilla Alves. Já no dia 22 de março nasceu o INVida (Núcleo de estudos e intervenções terapêuticas sobre envelhecimento, qualidade de vida e finitudes), no Ciclo de INcontros com o tema “Quem cuida de nossos pais?”, coordenado pela psicóloga Ana Rachel Sales (CRP 11/02346). No sábado, dia 06 de maio, tivemos a alegria de anunciar o INlove (Núcleo de estudos e intervenções terapêuticas sobre relacionamentos amorosos), coordenado pela psicóloga Caroline Vieira (CRP 11/05090). Na ocasião foi realizado o Ciclo de INcontros “Bem-me-quer, Mal-me-quer: Amor ou sofrimento?”, em um bate papo instigante e acolhedor. Surgem assim os núcleos que compõem o Espaço Integra, com a comum missão de facilitar relações humanas saudáveis e amorosas, e promover o desenvolvimento do potencial humano.

Entendemos que os relacionamentos amorosos contribuem fundamentalmente para a qualidade de vida dos sujeitos, seja no trabalho, na família, nas relações sociais em geral e na saúde de forma ampla. Dessa forma, o INLove busca colaborar com a construção e manutenção de relações afetivas saudáveis entre os seres humanos. Foi fundando em junho de 2017 e tem como objetivo promover espaço de discussão e reflexão sobre essa temática, além, é claro, de tratamento terapêutico. É coordenado pela psicoterapeuta de casal, Caroline Vieira, e tem como parceiros profissionais de áreas afins.

O Núcleo de Estudos e Intervenções Terapêuticas em Relacionamentos Amorosos – InLove – atua por meio de palestras, grupos de estudos, grupos terapêuticos, pesquisas e psicoterapia de casal e família.

Na área da pesquisa o INLove tem 5 linhas de pesquisa. São elas: 1. Sexualidade; 2. Amores tóxicos; 3. Infidelidade e Ciúme; 4. Infertilidade/adoção/parentalidade; 5. Perda do cônjuge; 6. Relações familiares e transgeracionalidade. Na linha sobre sexualidade estudamos sobre as disfunções sexuais e possibilidades de tratamento, assim como a manutenção da qualidade de vida sexual com o envelhecimento do casal. Para isso trabalhamos em conjunto com o INVida (núcleo de estudos e intervenções terapêuticas em qualidade de vida, envelhecimento e finitudes). Na linha sobre amores tóxicos buscamos refletir sobre o que sustenta as relações patológicas e assim, como podemos acolher e ajudar as pessoas que se encontram em relações desse tipo. Uma das formas são os grupos terapêuticos e a psicoterapia individual. Nas linhas sobre infidelidade e ciúme estudamos o impacto de ambos, cultural e historicamente, nas relações amorosas, afim de esclarecer e facilitar uma melhor comunicação entre os cônjuges. Na linha sobre adoção, infertilidade e parentalidade estudamos os impactos para o casal do desejo de ter filhos, da possibilidade da infertilidade (e todo o tratamento de fertilização), do processo de adoção. Para isso contamos com a parceria do INLaços (núcleo de estudos e intervenções terapêuticas em infância, adolescência e parentalidade).

O Espaço Integra conta com várias psicólogas na sua equipe, com diferentes abordagens de atuação. Abrangendo todos os públicos de atendimento: crianças, adolescentes, adultos, casais, idosos, em atendimentos individuais, em grupos terapêuticos e Home Care.

Endereço do Espaço Integra: Avenida Washington Soares, número 855, sala 212 e 804, Edifício Empresarial Washington Soares, bairro Parque do Cocó, em Fortaleza, no Ceará, Brasil.

To help students with the einstein article, she professional resumes engages the class in a close-reading approach that asks them to read one paragraph at a time and summarize it before moving on.